Notícia


Procurador-geral de Contas do Estado prestigia lançamento do livro “Serzedello Corrêa – Fascinador do Rei” - 08/08/2017

O procurador-geral de Contas do Estado, Felipe Rosa Cruz, esteve em Brasília, 3, para prestigiar a noite de autógrafos e o lançamento, na capital federal, do livro “Serzedello Corrêa – Fascinador do Rei”, de autoria da escritora Amarílis Tupiassú.

A obra, editada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), dentre outras passagens, resgata a importância de Serzedello para a efetivação do sistema de controle externo brasileiro, a partir da instalação do Tribunal de Contas da União (TCU), em 1893, quando o paraense chefiava a pasta da Fazenda, no governo do marechal Floriano Peixoto (1891-1894).

Realizado no instituto que leva o nome do homenageado, o evento contou com a presença da neta de Inocêncio Serzedello Corrêa (1858-1932), a bailarina Gisele Serzedello Santoro. Embora não tenha conhecido o avô, ela lembrou das histórias contadas por seu pai, filho do estadista paraense.  “Meu avô era o ídolo da nossa família, quer pela sua inteligência, quer por seus valores morais e espírito público, sua vida e trajetória sempre nos guiaram no sentido da honestidade moral, noções de cidadania, direitos e deveres”, ressaltou.

Um resumo da trajetória do militar, educador, político e escritor foi destacado nos discursos da presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, do presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, e do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Sebastião Helvécio. A autora da obra, Amarílis Tupiassú, também fez um breve resumo da sua pesquisa, quando ressaltou a sua grata surpresa ao descobrir a imensidão do vulto intelectual e moral de Serzedello.

Serviço:
Rosana Magno
Texto: Ascom/TCE-PA com modificações
Fotos: Ascom/TCE-PA
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br