Notícia


MINISTÉRIO PÚBLICO LANÇA I CORRIDA DO MPPA, QUE OCORRERÁ DIA 3 DE DEZEMBRO - 15/09/2017

“É com muita satisfação que fazemos hoje, juntamente com a nossa associação, o lançamento da I Corrida do MPPA, que terá como tema ‘Ministério Público em defesa da cidadania’. Alguns estados já vinham em primeira mão desenvolvendo algumas campanhas nesse contexto, de atividade esportiva, voltadas a melhoria da qualidade de vida e a participação da sociedade, além da valorização de membros e servidores”, com essas palavras o procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins, iniciou a cerimônia de lançamento da primeira corrida de rua da instituição.

O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (15), no salão nobre da Procuradoria-Geral de Justiça. A corrida é promovida pelo Ministério Público do Estado (MPPA) e Associação do Ministério Público (Ampep), numa parceria com Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

A I Corrida do MPPA será no dia 3 de dezembro e abrirá este ano a programação da Semana do Ministério Público, alusiva ao Dia Nacional do Ministério Público, comemorado no dia 14 de dezembro. Todos os participantes que completarem o percurso de 10 km para corrida e 5 km para a caminhada receberão a medalha de reconhecimento, além do kit com diversos brindes.

E prosseguiu o procurador-geral Gilberto Martins: “não posso deixar de registrar a satisfação que tenho de trazer para esse evento um tema muito importante, de forma abrangente o significado de cidadania engloba o combate a corrupção o exercício da cidadania na sua plenitude, com direito a acesso à educação, a saúde e aos serviços públicos em geral”.

O presidente da Ampep, Manoel Murrieta, destacou, entre outros pontos, a cidadania e abrangência da corrida.

“Quando pensamos e tivemos essa iniciativa, queríamos não simplesmente a conscientização da palavra cidadania de direitos, mas fortalecer a marca do Ministério Público e da Associação do MP, fazer desse evento mais um canal de diálogo e de quebra de eventuais distanciamentos das instituições com a sociedade. E daí que surgiu a ideia de não fazer uma corrida restrita, mas aberta a toda a comunidade”, disse Murrieta.

O diretor-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Rodier Barata, frisou que o evento servirá para aprimorar o ser humano e reforçar os valores da cidadania.

"Nossa gestão entende o aperfeiçoamento funcional de um olhar mais amplo, um olhar de que precisamos aprimorar o homem, então este homem terá o funcionamento mais aprimorado. Além do olhar interno é necessário expor a instituição e correr com a comunidade, com isso vamos cada vez mais demostrar que estamos disponíveis e destacando o valor da cidadania ", pontuou.

Renilce Lobo, secretária de Estado de Esporte e Lazer, ressaltou que a Seel está colaborando para o evento. “Temos certeza que o evento será muito feliz e vai trazer a fortalecimento da visão de cidadania. E que esse dia seja um sucesso, porque praticar o esporte é muito saudável para a vida”.

“Uma ação que promove a aproximação do Ministério Público com a sociedade, que é a razão de ser da própria existência da instituição, foi para isso e para defendê-la que o MP foi talhado. Iniciativas como essa, que tem como mote a defesa da cidadania e cenário de lazer de promoção da qualidade de vida, tem de ser incentivada por todos nós”, destacou Felipe Rosa Cruz, procurador-geral de Contas.

O evento contou ainda com a presença do corregedor-geral, Jorge Rocha, das subprocuradoras-gerais, Dulcelinda Pantoja e Cândida Nascimento, dos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público, José Maria Lima (Criminal), Marco Aurélio Nascimento (Constitucional), Adriana Simões (Cidadania) e Lílian Gomes (Infância e Juventude), diretor de eventos do Ceaf, José Godofredo, procuradores, promotores de Justiça e servidores da instituição.

Categorias de Premiação

A categoria aberta à comunidade terá premiação para o 1°, 2° e 3° lugares, assim como a premiação para a categoria de membros do Ministério Público. Como algumas parcerias ainda estão em andamento, estão sendo verificadas outras possibilidades de premiação para este ano e, com a continuidade do projeto, poderão ser incluídas outras categorias nas demais edições.

Inscrições para a corrida por meio do link:
https://www.centraldacorrida.com.br/corridadomppa2017

Serviço: Ascom/MPPA
Texto: Edyr Falcão
Fotos: Alexandre Pacheco