Notícia


Procuradores do MPC-PA participam do curso “Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras” - 06/10/2017

Os procuradores de contas do MPC-PA Silaine Vendramin, Stephenson Victer e Stanley Botti participaram do curso de “Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Detecção de Mentiras”. O evento, realizado pelo Ceaf do MPPA, aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro, no auditório Nathanael Farias Leitão do MPPA, em Belém.

A parceria entre os Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcionais (Ceaf) do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) e do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) possibilitou a participação dos procuradores de contas nessa importante troca de experiências.

Segundo o professor e especialista no tema, Thompson Cardoso, responsável pela aplicação do curso, a ideia do evento foi passar aos participantes a importância sobre as técnicas de entrevista e inquéritos para a formação da convicção acerca dos fatos em um processo, ouvindo em depoimento e analisando as expressões verbais e não verbais dos atores envolvidos.

A procuradora do MPC-PA Silaine Vendramin explicou a importância do curso na rotina de trabalho da instituição: “Poderemos utilizar essas técnicas em nossa rotina de trabalho na abertura de alguns Procedimentos Administrativos Preliminares (PAPS), quando chamamos algum gestor para esclarecer informações sobre convênios, por exemplo, e ainda durante as sessões plenárias, esclarecendo alguns fatos durante a defesa de advogados e/ou gestores, as quais podem levar a veracidade ou evidenciar inveracidade nas declarações e consequentemente se chegar ao mais próximo da realidade dos fatos, fundamental para um deslinde mais justo do processo”. Avaliou.

Serviço
Ascom/MPC-PA com informações da Ascom/MPPA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Fotos: Ascom/MPPA