MPC - Ministério Público de Contas do Estado Pará

Notícia


EDIFÍCIO-SEDE DO MPC-PA RECEBE O NOME DO PROCURADOR DE CONTAS ANTONIO MARIA FILGUEIRAS CAVALCANTE - 26/02/2018

Na sexta-feira, 23, o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) realizou a solenidade de denominação do seu edifício-sede, que agora passa a se chamar “Procurador de Contas Antonio Maria Filgueiras Cavalcante”, falecido em outubro passado.

A emocionante cerimônia de descerramento da nova placa, que identifica a instituição, concretiza a Resolução n° 10/2017 do Colégio de Procuradores do MPC-PA, sendo uma singela homenagem dos membros e dos servidores ao homem que dedicou 46 anos de sua vida profissional à instituição, tornando-se referência de trabalho para o MP de Contas brasileiro. 

Ao saudar a viúva, filhos, netos e demais parentes, o procurador-geral do MPC-PA, Felipe Rosa Cruz, ressaltou como traços marcantes da personalidade do homenageado, a dedicação à família e ao MPC-PA, cujo edifício-sede literalmente ajudou a conquistar e construir, já que durante a obra acabou “perdendo” dois trajes ao “colocar a mão na massa”.

Do seu famoso jargão “não tem volta!” certamente pode-se extrair outras duas características do homenageado, a perseverança e a combatividade, e que ele que não havia perdido, mesmo aos 71 anos de idade, tanto que, ao falar pela família, os filhos confirmaram que este vibrara como um menino quando fora aprovada a chamada “PEC da bengala”, alteração na Constituição que permitiu a ele permanecer em atividade no MPC-PA por mais tempo, quase dois anos, já que ele não queria se aposentar.

Ao final, a viúva, Angélica Cavalcante, recebeu uma miniatura da nova placa do edifício-sede, uma pequena e singela homenagem pelo trabalho realizado pelo procurador Antonio Maria Filgueiras Cavalcante no MPC-PA durante esses 46 anos em que esteve integrando a instituição. “Nossa eterna gratidão”, finalizou o procurador-geral do MPC-PA, Felipe Rosa Cruz.

Além do procurador-geral, estiveram presentes no evento todos os procuradores de contas em atividade: Silaine Karine Vendramin, Guilherme da Costa Sperry, Patrick Bezerra Mesquita, Stephenson Oliveira Victer, Deila Barbosa Maia e Stanley Botti Fernandes.

Pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participaram a presidente, conselheira Lourdes Lima, além dos conselheiros Nelson Chaves e Luis Cunha.

Também se fizeram presentes servidores, familiares e amigos.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Fotos: Paulo Vitor
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial