Notícia


SILAINE KARINE VENDRAMIN É A NOVA PROCURADORA-GERAL DO MPC-PA - 02/03/2018

Com coragem e disposta a tornar o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) uma instituição preparada para contribuir cada vez mais com o bem-estar da sociedade, bem como na luta pelo combate à corrupção – a nova gestora da Procuradoria-Geral de Contas do Estado, Silaine Karine Vendramin, tomou posse na quinta-feira,1 de março, em cerimônia realizada no Plenário “Conselheiro Emílio Martins” do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

Eleita por aclamação pelo Colégio de Procuradores, Silaine Vendramin foi nomeada pelo governador do Estado para exercer o cargo de procuradora-geral de Contas do Estado no biênio 2018/2020. Ela terá ao seu lado os procuradores Patrick Bezerra Mesquita e Stephenson Oliveira Victer, na Corregedoria-Geral e na direção do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do órgão, respectivamente.

A solenidade de posse foi presidida pelo procurador de contas Felipe Rosa Cruz, que, ainda na condição de procurador-geral do MPC-PA, ressaltou o trabalho realizado pelos administradores da instituição que lhe antecederam, de forma especial, o decano do MP de contas brasileiro, Antonio Maria Filgueiras Cavalcante, falecido em outubro de 2017.

Em seu discurso, Cruz agradeceu aos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), aos seus pares e aos servidores do MPC-PA, os quais, segundo ele, “são a força motriz de nossa instituição”. Ao finalizar o seu discurso, o então procurador-geral de contas, expressou a sua gratidão à sua família e o seu desejo de sorte, de resiliência, de sabedoria, de disposição e de diálogo para a nova procuradora-geral.

Após receber o Colar Privativo que simboliza a chefia do Parquet de Contas, Silaine Vendramim assumiu a presidência da sessão solene. Ao lado da nova procuradora-geral, a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima; o vice-governador do Estado, Zequinha Marinho; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas dos Municípios, Maria Regina Franco Cunha, o presidente do TCM-PA, Daniel Lavareda e o procurador geral do Estado do Pará, Ophir Cavalcante – compuseram a mesa oficial.

Antes de fazer uso da palavra, Vendramin foi homenageada com a canção “Flor do Grão-Pará”, cantada pelo Coral Conselheira Eva Anderson Pinheiro.

Em seu primeiro discurso como procuradora-geral, Vendramin fez questão de lembrar de seu juramento ao tomar posse como membro da instituição ministerial. “Servir ao Ministério Público e à sociedade foi uma escolha que fiz quando tomei posse. Hoje renovo esses votos com a certeza de que farei o que estiver ao meu alcance para desempenhar com honra e humildade essa importante missão durante esses dois anos de trabalho na gestão do MPC-PA”. Ressaltou.

Vendramin também falou sobre os desafios que virão e suas expectativas. “Desafios são muitos e sempre aparecem com as mudanças, mas nós estamos aqui para enfrentá-los. O Brasil está vivendo um momento de crise econômica, de crise fiscal e o MPC tem um papel essencial na resolutividade destas questões, para fazer com que os recursos públicos sejam utilizados em prol da sociedade.

A procuradora-geral do MPC-PA destacou, ainda, a manutenção do diálogo com outras instituições.

“Esse diálogo com as outras instituições é muito importante, pois não estamos aqui apenas para punir. Muito pelo contrário, não queremos punir, mas sim prevenir – para que o dinheiro seja corretamente utilizado. A prevenção é o futuro e a sociedade pode e precisa nos ajudar nesta missão. Essa aproximação com os demais órgãos é justamente para isso – para fazer com que todas as instituições tenham gestões responsáveis”. Ela finalizou lembrando das ações junto à sociedade, uma de suas metas à frente do MPC-PA.

“Vamos promover ações junto à sociedade para fortalecer o controle social, fomentando isso entre os cidadãos, para que todo o controle seja fortalecido e com o apoio da sociedade possamos alcançar melhorias sociais. Finalizou.

O evento também teve a presença do procurador-geral do MPC de Roraima, Diogo Novaes Fortes e do procurador-geral de Tocantins, Zailon Rodrigues, além dos procuradores de contas dos estados de Roraima, Santa Catarina e do Ceará - Bismark Dias de Azevedo, Diogo Roberto Ringenberg e Gleydson Alexandre, respectivamente. O secretário-geral do MPC de Mato Grosso do Sul, José Sanches Júnior, que na ocasião representou o procurador-geral João Antônio Martins, também esteve presente.

Também se fizeram presentes os deputados estaduais, Eliel Faustino, Junior Hage e Cássio Andrade.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Fotos: Rodrigo Lima e Fábio Carvalho
Facebook: @mpcpaoficial