MPC - Ministério Público de Contas do Estado Pará

Notícia


MPC-PA PRESTA HOMENAGEM ÀS MULHERES - 09/03/2018

Atualmente ser mulher, em princípio, deveria ser algo natural e confortável – diante de tantas conquistas, principalmente pela igualdade de gênero. Mas no Pará, no Brasil e no mundo, nem sempre é assim. Por isso, para homenagear as mulheres - mães, filhas, esposas e profissionais, o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) realizou na quinta-feira, 8, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, uma programação especial para homenagear as mulheres do órgão – com a apresentação da palestra “Mulheres Maravilhosas”.

O tema, apresentado pela titular da 7° Procuradoria de Contas do MPC-PA, Deíla Barbosa Maia, discorreu sobre mulheres que marcaram a história mundial, do Brasil e do Pará - pela luta por igualdade de gênero e por suas conquistas, que hoje, refletem de forma positiva na vida das mulheres, como explica a procuradora.

“Eu resolvi falar de mulheres que deixaram o seu nome e a sua trajetória de lutas marcadas na história. A luta contra o preconceito, a luta por igualdade - vencendo obstáculos e conquistando espaços antes ocupados somente por homens. Mulheres que são fonte de inspiração, para mim, e para milhares de mulheres ao redor do mundo como Marie Curie, única pessoa no mundo a ganhar o Nobel da Paz duas vezes, a Malala Yousafzai, que também foi vencedora do Nobel da Paz por sua luta pelo direito à educação igual para todos, e claro, a nossa querida “tia Socorro”, paraense que é exemplo de vida – mesmo sendo muito pobre criou um lar para acolher e cuidar das crianças mais necessitadas”.  Explicou.

Em sua palestra, Deíla também lembrou de outras mulheres que inspiraram a sua vida, entre elas, a sua mãe, que passou em 1° lugar no primeiro concurso público aberto para mulheres do Banco do Estado do Pará (Banpará). A procuradora lembrou, ainda, de algumas importantes conquistas femininas no Brasil que devem ser comemoradas, como a igualdade reconhecida pela Constituição. “Já conquistamos muito, mas ainda falta mais”. Disse.

A programação em homenagem às mulheres do MPC-PA, foi encerrada com a apresentação de um número de dança pela 1° bailarina da escola de dança Ballare.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Fotos: Paulo Victor Alvarez
Facebook: @mpcpaoficial