Notícia


PROCURADORES DO MPC-PA SÃO HOMENAGEADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO COM A MEDALHA SERZEDELLO CORRÊA - 06/12/2018

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou na segunda-feira, 3, a cerimônia de outorga da medalha Serzedello Corrêa. Na ocasião, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Silaine Vendramin, e os procuradores de contas Deíla Barbosa Maia, Felipe Rosa Cruz, Guilherme da Costa Sperry, Patrick Bezerra Mesquita, Stanley Botti e Stephenson Oliveira Victer foram homenageados com a medalha, que é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao TCE-PA.


Além dos procuradores do MP de Contas do Pará, também receberam a medalha o ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Marcos Bemquerer, e o conselheirdo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Sebastião Helvécio Ramos de Castro.

A procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, iniciou sua saudação destacando a importância histórica do trabalho realizado por Serzedello Corrêa, que segundo ela, “foi um paraense destemido, que implantou, efetivamente, o Tribunal de Contas idealizado por Rui Barbosa. Receber a comenda Serzedello Corrêa é uma grande honra que reafirma a nossa responsabilidade perante essa Corte de Contas”, afirmou.

Vendramin destacou, ainda, a evolução do trabalho dos órgãos que atuam no controle externo e a missão dos órgãos de controle com o trabalho preventivo e de fiscalização, bem como o de incentivar a boa gestão e o controle social.

“O controle externo tem evoluído bastante e assim como a sociedade está em constante transformação. Temos a nobre missão de fiscalizar as verbas públicas, zelar pela correta utilização dos recursos públicos e pugnar por serviços de qualidade e por transparência nas prestações de contas. Temos ainda a missão preventiva de fomentar a boa gestão e o controle social. Quando fazemos isso de forma interligada entre os órgãos, estamos construindo pontes e trabalhando em rede”, frisou.

Já o conselheiro do TCE-MG, Sebastião Helvecio, ressaltou a importância da inserção feminina em cargos de gestão na área pública, fazendo referência a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin e a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima. Helvécio também fez referência aos conselheiros Nelson Chaves, Luís Cunha, Cipriano Sabino e Rosa Egídia, pelo trabalho que eles têm realizado no controle externo. Helvécio destacou, ainda, a atuação técnica da procuradora-geral do MPC-PA.

Outras autoridades prestigiaram a sessão solene, entre elas, o auditor-geral do Estado, Roberto Amoras, na ocasião representando o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA), Elisabeth Salame e as conselheiras substitutas do Tribunal de Contas do Municípios (TCM-PA), Adriana Oliveira e Márcia Costa, além do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Augusto Lima.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial