Notícias


MPC-PA APRESENTA SEU PLANO ESTRATÉGICO PARA O PERÍODO 2019-2024 - 18/12/2018

Na quinta-feira, 13, foi lançado oficialmente o Plano Estratégico do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), para o período 2019-2024. Membros e servidores do órgão, além de diversas autoridades, estiveram presentes no evento, que teve, em paralelo, o lançamento da Ouvidoria/MPC-PA, do Centro de Apoio Operacional (CAO/MPC-PA) e, ainda, a assinatura do Termo de Cooperação para a realização da I Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção.

A procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, em seu pronunciamento durante a apresentação do Plano Estratégico, destacou, entre outros pontos, a construção coletiva do futuro organizacional do órgão que, além da participação de membros e de servidores, também contou com a colaboração da sociedade, por meio da aplicação de formulários online.

“Queríamos ouvir todos para que pudéssemos construir um planejamento democrático, participativo, dinâmico e legítimo. Em apenas 4 dias conseguimos uma boa participação da sociedade, foram 231 questionários respondidos ”.

Em sua apresentação, Vendramin destacou, ainda, a definição da Missão, da Visão e dos Valores do Plano, os quais foram definidos a partir da análise do cenário interno e externo do órgão, com base no compartilhamento de ideias, de informações e de objetivos traçados por membros e servidores. 

“Os valores foram escolhidos a dedo: comprometimento, ética, eficiência, proatividade e unidade. A partir da implementação do Plano Estratégico do MPC-PA, certamente o órgão poderá melhor cumprir a sua missão de defender a ordem jurídica, por meio do exercício do controle externo, para a correta e efetiva aplicação dos recursos públicos estaduais em prol da sociedade e alcançar sua visão de ser reconhecido pela sociedade como instituição ministerial de contas autônoma e indispensável ao exercício do controle externo que contribui efetivamente para a boa gestão dos recursos públicos”.

A construção coletiva do Plano também foi destacada pelo servidor Gabriel Pontes dos Santos, que declarou o seu orgulho por ter participado da construção do primeiro Plano Estratégico do MPC-PA. “Foi um privilégio dividir um pouco do meu conhecimento e experiência profissional com agentes públicos tão capacitados e engajados em prol do aprimoramento desta instituição, de tamanha relevância no Estado do Pará. Creio que o resultado desta união de esforços, que resultou no atual Plano Estratégico do órgão, contribuirá sobremaneira para ações e gestões mais eficientes e eficazes”, declarou.

O servidor lembrou do período dos encontros da comissão e da equipe técnica, os quais, segundo ele, “foram fundamentais para a construção do Plano Estratégico”. Pontes ressaltou, ainda, os debates para definição da Missão, da Visão e dos Valores do MPC-PA, além de fazer referência ao trabalho incansável de seus colegas.

“Acredito que os debates sobre os Valores, a Missão e a Visão do MPC-PA, assim como da elaboração dos objetivos estratégicos a serem perseguidos nos próximos anos, foram os momentos de maior entusiasmo. Naquelas ocasiões eu senti que todos, sem exceção, estavam empenhados em contribuir da melhor maneira para o resultado final do trabalho. Refiro-me a pessoas incansáveis, extremamente capacitadas e dedicadas com o serviço público que desempenham. Verdadeiros exemplos para mim”, frisou.

O evento foi prestigiado por autoridades do Estado, dentre elas, o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Pará (MPF), Alan Mansur, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPPA), Gilberto Valente Martins, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPTPA/AP), Cintia Leão, e a procuradora-geral em exercício do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA), Maria Inez Klautau de Mendonça.


Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial