Notícias


Detecção de fraudes em licitações é tema de curso promovido pelo MPC-PA em parceria com a CGU - 10/04/2019

Durante os dias 4 e 5 de abril foi realizado na sede do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) o curso “Detecção de fraudes em licitações”, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPC-PA em parceria com a Controladoria-Geral da União no Pará (CGU/PA). 

O curso teve como facilitador o auditor da CGU Kleberson Roberto de Souza, que possui experiência na área de fiscalização e tem livro publicado sobre o tema. A capacitação abordou as práticas fraudulentas mais comuns ocorridas em licitações e na execução de contratos, principalmente na concepção de projetos, na elaboração e divulgação de editais, no julgamento das propostas e durante a execução contratual.

Servidores que participaram do curso afirmaram que a ação educacional proporcionou oportunidade de aprimoramento na execução de diversas atividades desenvolvidas pelo órgão. “O curso trouxe conhecimentos que podem e devem ser aplicados tanto na atividade administrativa, quanto na atividade de fiscalização”, declarou a secretária-geral do MPC-PA, Carolina Victer. 

Para o superintendente da CGU no Pará, Fábio Santiago Braga, o curso trouxe aos servidores das instituições participantes a oportunidade de, por meio de casos práticos demonstrados durante o curso, “enxergar com um olhar diferenciado os editais e objetos de contrato, o que vai favorecer e acelerar a prática de nosso trabalho”.

Diferente não é o pensamento do servidor do MPC-PA, Daniel Leitão, que também destacou a apresentação dos estudos de casos práticos, os quais, segundo ele, ajudaram a sedimentar o conhecimento transmitido. “O curso apresentou novas técnicas de identificação de fraudes e ferramentas que auxiliarão na realização do controle externo, além de trazer à discussão alguns dos problemas enfrentados atualmente pelos órgãos de controle”.

O facilitador do curso, Kleberson Souza, ressaltou, ainda, a importância da atuação integrada dos órgãos. “Entendo que esse tipo de evento fortalece a atuação integrada dos órgãos e entidades que têm a incumbência de combater a corrupção no país, contribuindo para a boa e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade”, afirmou.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial