Notícias


Procuradores e servidores do MPC-PA participam do 9° Fórum TCE-PA e Jurisdicionados - 24/06/2019

Nos dias 18 e 19 de junho, procuradores e servidores do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) participaram da nona edição do Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.

Com o tema “Governança e Sustentabilidade”, o evento reuniu diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, dentre eles, o governador do Estado, Helder Barbalho, e a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin.

Responsável pela apresentação da palestra magna “O Plano Plurianual do Governo alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, o chefe do Executivo estadual apresentou as principais ações do Governo do Estado para os próximos quatro anos - com atenção à juventude, à educação, cultura, saúde e segurança e ao crescimento inteligente - as quais, segundo ele “deverão convergir com os objetivos de sustentabilidade orientados pela Organização das Nações Unidas (ONU) ”, disse.

Durante os dois dias de evento, a programação abordou uma série de assuntos voltados ao tema central – Governança e Sustentabilidade - dentre eles “O pensar e o Agir Sustentável: ressignificando a gestão e o controle público”, “Dimensão Econômico-Fiscal das Políticas Públicas – Instrumentos de Controle Externo”, e “Inovação e Sustentabilidade na Administração Pública”, que contaram com a participação dos procuradores do MPC-PA Felipe Rosa Cruz, Deíla Maia, Stanley Botti, e do presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Stephenson Oliveira Victer.

Na palestra “Inovação e Sustentabilidade na Administração Pública”, apresentada pelo senador Cristovam Buarque, a defesa da educação de qualidade para o desenvolvimento de um país foi destaque. “A baixa renda per capita brasileira se justifica pela baixa produtividade, originada na falta de conhecimento da mão-de-obra nacional pela má educação. O principal fator de produção da economia não é mais a terra e nem o capital. É o conhecimento”, afirmou.

A procuradora-geral de contas do Estado, Silaine Vendramin, falou sobre a participação e o apoio do MPC-PA no Fórum, destacando a importância do tema na rotina de trabalho do controle externo. “O Fórum cumpre um dos principais papéis do tribunal de Contas que é a prevenção por meio de capacitação e orientação. O tema escolhido além de atual prestigia a vocação de nossa região localizada no seio da Amazônia, onde o pensar sustentável e responsável deve ser prioridade na gestão do Estado”, ressaltou.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial
Fotos: Rodrigo Lima e Fábio Carvalho