Notícias


Ansiedade no Ambiente de Trabalho é tema de palestra no MPC-PA - 27/06/2019

Todos desejam saber como controlar a ansiedade no trabalho e experimentar mais qualidade de vida no ambiente onde passam boa parte do seu dia. Por isso o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), por meio do seu Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promoveu a palestra “Ansiedade no Ambiente de Trabalho” na quarta-feira, 26, com a jornalista e neuromentora Jackie Carrera. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 9,3% dos brasileiros é ou está ansioso, e alguns fatores de risco para esse transtorno podem estar ligados ao ambiente de trabalho. Nesse contexto, a palestra apresentou aspectos importantes sobre o processo de autoconhecimento, os sintomas que podem levar a esse transtorno e, principalmente, como pensar e focar na prevenção.

De acordo com Jackie a importância de falar sobre ansiedade no ambiente de trabalho em qualquer organização – pública ou privada – está diretamente ligada ao cuidado e a prevenção, “porque estamos falando da nossa saúde e a saúde da gente. Não precisamos levar isso para um consultório médico, podemos prevenir com ações e atitudes em nosso dia a dia – um segurando a mão do outro -, ajudando, entendendo e compreendendo o outro”, afirmou.

Para o coordenador do CEAF, procurador de contas Stanley Botti, o objetivo de trazer o tema para o debate institucional foi promover a reflexão sobre como aprender a lidar melhor com as nossas emoções e, com isso, aprimorar o relacionamento interpessoal e promover um ambiente de trabalho saudável.

“A palestra da Jackie me fez recordar do que uma escritora norte-americana chamada Ellen White escreveu no início do século XX: ‘a faculdade de se dominar desenvolve-se pelo exercício. O que a princípio parecia difícil torna-se fácil pela repetição constante, até que os retos pensamentos e ações acabam por ser habituais’. Jackie Carrera nos mostrou em sua palestra a importância de gerenciarmos nossas emoções para nos relacionarmos melhor com nossos colegas de trabalho e a responsabilidade que cada um de nós tem de, controlando a ansiedade e demonstrando empatia ao próximo, promovermos um ambiente de trabalho mais saudável”. 
O evento, que encerrou o ciclo de palestras e cursos promovidos pelo CEAF no semestre, integra o Plano de Aperfeiçoamento do órgão que objetiva desenvolver diversas áreas do conhecimento, relevantes ao crescimento profissional e pessoal.
 
Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial