Notícias


MPC-PA promove palestra sobre “Empatia e Solidariedade no Ambiente de Trabalho” - 26/09/2019

Na quarta-feira, 25, o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) realizou a palestra “Empatia e Solidariedade no Ambiente de Trabalho”, com o terapeuta Aluisio Ribeiro de Almeida. O evento encerrou a campanha interna “Mais Amor”, promovida em apoio à Campanha Nacional Setembro Amarelo. O objetivo da ação foi chamar a atenção do público interno do órgão sobre a importância de falar, ouvir e se colocar no lugar do outro.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil são registrados até 12 mil casos de suicídio por ano, e nove em cada dez mortes podem ser evitadas. É sabido, no entanto, que esse número pode ser maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade. Neste sentido, de acordo com a campanha Setembro Amarelo, “a primeira medida é a educação”.

Conscientizar, esclarecer e compartilhar informações, bem como abrir espaço para campanhas e promover o diálogo são formas de quebrar o tabu sobre o tema e mudar a realidade. Para o palestrante Aluisio Almeida, a importância de trazer o tema para o ambiente institucional “resulta na melhoria das relações e contribui para a qualidade do trabalho e das relações”, disse.

Aluisio lembra que o apoio à campanha Setembro Amarelo “é uma prova da importância que o órgão dá para o ser o humano, pois diante da epidemia que nós estamos tendo de suicídio, todas as organizações devem se mobilizar sobre essa situação tão triste e que nos leva, inevitavelmente, a repensar como estamos vivendo em sociedade”, lembrou


Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91)3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial