Notícias


“Saúde da Mama” é tema de palestra no MPC-PA - 07/10/2019

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil somará cerca de 59.700 mil novos casos de câncer de mama em 2019, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. No Pará, segundo a Coordenação Estadual de Atenção Oncológica, este ano já foram registrados 250 casos. Neste sentido, a campanha Outubro Rosa lembra da importância do diagnóstico precoce como fator primordial para o sucesso no tratamento da doença.

Por isso, para alertar e conscientizar membros e servidores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPC-PA realizou na sexta-feira, 4, a palestra “Saúde da Mama”, com o médico Ginecologista e Mastologista Elias Nascimento.

Em sua apresentação o médico abordou, dentre outras coisas, sobre as causas para o surgimento do câncer de mama, que estão relacionados a diversos agentes como, por exemplo, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, exposição à radiação ionizante, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente.

O médico foi enfático ao lembrar a importância da busca por informações sobre a doença, que segundo ele influenciará de forma positiva na saúde e na qualidade de vida da mulher. “Quando levamos informação e oferecemos às mulheres o conhecimento sobre a necessidade do autoexame e dos exames de rastreamento do câncer de mama, oferecemos a elas saúde, e consequentemente mais qualidade de vida”, destacou.

Sobre o evento, Elias comentou que demonstra a preocupação do órgão com a saúde e o bem-estar de seu público interno, “porque queremos que todos aqui tenham saúde e conhecimento, para que sejam multiplicadores e possam influenciar de forma positiva outras mulheres na busca pela qualidade de vida. Por isso estou aqui hoje, para enfatizar que a nossa saúde não tem preço. Ela está acima de tudo”.

Fique sabendo

Os principais sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pela da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fonte: INCA

Qualidade de vida

A prática de atividade física e alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associados a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor. 

Fonte: INCA

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Tel: (91) 3321-0146
Facebook: @mpcpaoficial
Fontes: INCA e Sespa