Notícias


MPC-PA participa do I Encontro do Servidores Públicos do Pará - 05/11/2019

Nos dias 29 e 30 de outubro, membros e servidores do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) participaram do I Encontro dos Servidores Públicos do Pará, que reuniu mais 2 mil servidores no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O encontro, cujo tema central foi “Da essência à alta performance”, teve como objetivo promover o engajamento entre os servidores, por meio do compartilhamento de boas práticas em gestão de pessoas.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades do Estado, dentre elas, a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin. Em seu discurso de saudação ela destacou a importância do evento para a valorização dos servidores públicos do Pará. “O encontro valoriza os servidores e oferece a eles a oportunidade para novos aprendizados e para o aprimoramento de seus potenciais”.

A primeira palestra do encontro, “Por que é tão difícil mudar? ”, foi apresentada pelo doutor em ciências (Ph.D), em psiquiatria e psicologia médica, Pedro Calabrez. Ele explicou que o cérebro humano tem dificuldade para mudança de comportamento e para manter o cérebro em constante atividade não se pode deixar de aprender. “Não podemos parar no tempo, parar de aprender e parar de desafiar o nosso cérebro”, explicou.

A abertura do segundo dia foi com a palestra do historiador, antropólogo e filósofo, Leandro Karnal, que abordou a importância do servidor para a proteção do bem público. Com o tema “Servidor Público – Missão e Propósito”, Karnal falou sobre liderança, gestão e ética no serviço público. “O serviço público é a grande estratégia da cidadania. Não permita que ninguém diminua a realização do serviço público, por outro lado, entenda que você está ali para servir a sociedade e não o contrário”, frisou.

Ainda no segundo dia, o público conheceu um pouco mais sobre neurociência com a palestra “Cérebro e Produtividade”, apresentada pelo PhD. Médico neurologista, professor e pesquisador, Pedro Schestatsky. Ele explicou que a “neurociência aplicada à produtividade permite o desenvolvimento de uma nova visão sobre processos e práticas de gestão”.

A servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Carmem Sisnado, falou sobre constelação familiar na apresentação do tema “Servidor Público: desvelando o agora! ”. O último palestrante foi o coach executivo Eduardo Rocha, com a apresentação da palestra “Que ferramentas nós temos para mudar? ”, onde tratou de assuntos sobre criatividade e os desafios para a gestão de pessoas.

Na avaliação do servidor do MPC-PA, Cézar Santos, o evento “serviu para estreitar laços e reavaliar nossas atitudes diárias para a aceitação de mudanças que objetivam a melhora de nosso desempenho”. Ele complementa com uma sugestão. “Acho que futuramente o evento pode focar em um ou dois temas e apresentar resultados como, por exemplo, grupos de trabalhos, apresentações de atividades inovadoras, acordos de cooperação, dentre outros”, sugeriu.

O servidor também destacou a participação do MPC-PA como um dos órgãos realizadores do evento, que segundo ele “demonstra a percepção da instituição quanto a importância da valorização dos servidores, bem como em relação a troca de experiências e a busca de novos conhecimentos para a evolução pessoal e profissional dos servidores do Estado”, ressaltou Cézar Santos.

Boas Práticas

Durante o encontro, as instituições públicas apresentaram boas práticas em gestão de pessoas. O MPC-PA levou como boa prática de gestão o seu Plano Estratégico 2019-2024, cujo objetivo é o aprimoramento da gestão institucional – Missão, Visão e Valores – sob a ótica de quatro perspectivas, dentre elas, a de Pessoas, Aprendizados e Inovação.

Neste sentido, o MPC-PA apresentou algumas de suas ações voltadas ao Aperfeiçoamento Funcional e à Saúde e Qualidade de Vida de seus servidores.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial