Notícias


“Saúde Masculina” é tema de palestra no MPC-PA - 22/11/2019

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 42 homens morrem a cada dia em decorrência do câncer de próstata, sendo essa a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. 

Com o objetivo de alertar os membros e servidores do Ministério Público de Contas (MPC/PA) e conscientizá-los sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) promoveu nesta quarta-feira, 20, a palestra “Saúde Masculina”, com o médico urologista Antônio Carlos.

De acordo com o palestrante, a campanha Novembro Azul é uma iniciativa para chamar a atenção para a saúde do homem de forma geral e, especialmente, para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Isto porque, segundo Antônio, 95% dos casos de câncer de próstata têm cura quando a doença é descoberta na fase inicial. 

Antônio reforçou a necessidade de serem realizados exames periódicos a partir de determinada faixa etária, uma vez que a doença no seu estágio inicial não costuma apresentar sintomas. “Essa doença em sua fase inicial tem como agravo a não manifestação de sintomas até que esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzida”, afirmou.

Ele explica que a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda “que os homens, a partir dos 50 anos de idade, devem fazer o exame médico de prevenção, enquanto aqueles com histórico de câncer de próstata na família precisam começar essa investigação a partir dos 45 anos de idade”.

Para o médico “a iniciativa de realizar a palestra foi louvável e demonstra a preocupação do MPC-PA em alertar e conscientizar todos que trabalham no órgão sobre a importância de debater acerca de temas relativos à saúde e ao bem-estar”.

Saiba mais

São fatores de risco para desenvolver o câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais); histórico de doença na família; homens negros; hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

Fonte: Inca

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial