Notícias


II Caminhada do Ministério Público lembra o Dia Internacional Contra a Corrupção - 09/12/2019

Para lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado nesta segunda-feira, 9, os órgãos ministeriais do Estado Pará realizam no próximo dia 15 de dezembro, no Parque Estadual do Utinga, a II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas até hoje, 9 de dezembro, no site https://www.even3.com.br/caminhada2mp

O evento destaca a importância da união entre os órgãos de controle e ministeriais, dentre eles, o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) – um dos órgãos realizadores do evento – com a sociedade, cujo objetivo principal é fortalecer medidas para prevenir e combater de forma mais eficaz e eficiente a corrupção.

De acordo com a organização do evento, a corrupção afeta a todos, “por isso a sociedade precisa participar, pois é ela que baliza as ações do governo e é, também, a fiscal dos resultados obtidos”. Nesse sentido, o evento lembra, ainda, o Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro), e promove a integração da sociedade com o MP.

Outro objetivo da caminhada, além de oferecer aos cidadãos a oportunidade de refletir sobre o tema “combate à corrupção”, dentro e fora da esfera pública, é promover a inclusão social, bem como combater a exclusão da vida em sociedade. Por isso a caminhada será, também, inclusiva e contará com a presença de pessoas com deficiência.

A caminhada é uma oportunidade para a sociedade conhecer as atribuições e a forma de atuação dos diversos órgãos que compõem o MP no Pará, especialmente no combate à corrupção, além de demonstrar a importância do controle social, no sentido de identificar e denunciar atos de corrupção relativos à educação, saúde e segurança, dentre outros.

Para confirmar a inscrição no evento, que é realizado pelo Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA), 

Ministério Público do Estado (MPPA), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT),  os inscritos deverão doar 3kg de alimento não perecível – exceto sal – e levar até os postos de entrega dos kits da caminhada, entre os dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro.
 
Os alimentos arrecadados serão doados para três instituições de caridade de Belém e Região Metropolitana.

Saiba Mais - O Dia Internacional Contra a Corrupção marca a data em que 102 países, inclusive o Brasil, assinaram a Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Corrupção, em 2003 (http://bit.ly/convencao-contra-corrupcao). No Brasil, a convenção foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2005 e promulgada por decreto presidencial em 2006.

Os principais objetivos da convenção da ONU são promover e fortalecer medidas para prevenir e combater mais eficaz e eficientemente a corrupção; promover, facilitar e apoiar a cooperação internacional e a assistência técnica na prevenção e na luta contra a corrupção, incluída a recuperação de ativos; promover a integridade, a obrigação de prestar contas e a devida gestão dos assuntos e dos bens públicos.

Serviço

II Caminhada do Ministério Público Contra a Corrupção

Quando? Dia 15 de dezembro de 2019, às 7h30 da manhã

Como se inscrever? Pelo site https://www.even3.com.br/caminhada2mp/ até o dia 9 de dezembro

Onde? Parque Estadual do Utinga – Avenida João Paulo II, S/N -Belém/PA

Concentração: Estacionamento do Ideflor-Bio, localizado ao lado da entrada do Parque Estadual do Utinga

Qual a Data da entrega dos kits da caminhada? Nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro

Onde ficarão os postos de entrega dos kits da caminhada?

Servidores do MPC-PA, MPCM-PA, MPPA, MPF e MPT: Em seus respectivos órgãos

Demais inscritos: Na sede do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, localizado na Av. Nazaré, 766, das 8h às 18h.

Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Tel: (91) 3321-0146
Facebook: @mpcpaoficial
Instagram: @mpcontaspa