Notícias


Membros e servidores do MPC-PA participam do X Fórum Nacional de Procuradores do Ministério Público de Contas - 10/12/2019

Com o tema central “O Controle Externo na Era Digital”, o X Fórum Nacional de Procuradores do Ministério Público de Contas reuniu, entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Manaus (AM),  membros e servidores do MPC brasileiro, dentre eles, a procuradora-geral do MP de Contas do Pará, Silaine Vendramin, e os procuradores Felipe Rosa Cruz, Deíla Maia e Stanley Botti. 

O evento, promovido pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), reuniu também diversos atores do Controle Externo brasileiro, operadores do Direito e público em geral.

De acordo com o presidente da Ampcon, procurador de contas Stephenson Oliveira Victer, o Fórum apresentou importante debates, cujo foco central “foi o uso de sistemas de inteligência e as parcerias institucionais como meios de otimizar e conferir maior efetividade ao Controle Externo da Administração Pública brasileira”.

Em sua avaliação, Victer destaca o tema central do evento, que segundo ele “foi muito proveitoso e explorado de forma magistral em todos os painéis, que propiciaram debates em altíssimo nível”, destacou.

O presidente da Ampcon também comentou sobre a organização do próximo evento da entidade. “Iniciaremos os trabalhos de organização do XIV Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, que será realizado pela Ampcon em Belém, no mês de outubro de 2020, em que contaremos com o apoio dos MPCs e dos tribunais de contas locais e será, certamente, mais um evento nacional de grande sucesso”, contou Stephenson Victer.

Já a procuradora-geral do MPC-PA, Silaine Vendramin, que foi mediadora do painel “Parcerias Inovadoras”, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento e o aperfeiçoamento do Controle Externo nos estados e na União.

“Esse momento de troca de experiências é sempre muito importante para os procuradores aperfeiçoarem o que já vem dando certo e melhorarem a atuação de forma integrada e nacional. Sem dúvida saímos revigorados deste Fórum e com muitas ideias de atuação para colocarmos em prática.”

O servidor da 3° Procuradoria de Contas do MPC-PA, Paulo Rabelo, ressaltou a gratidão pela oportunidade de participar do evento. “Só gratidão pela oportunidade. Compartilho a metáfora usada por Gil Castelo Branco (Contas Abertas): somos uma manada de búfalos presos por uma cerca de madeira, essa cerca é frágil, não podemos desistir de lutar por um país ético e sem corrupção. Essa cerca vai romper e a sociedade ocupará as ruas exigindo o cumprimento das Leis e a correta aplicação dos recursos públicos”.

A servidora da Procuradoria-Geral do MPC-PA, Karen Lima, também falou de sua gratidão. “Agradeço ao MP de Contas do Pará pela honrosa oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos como os que foram aqui explanados. Um evento ímpar, com magnitude nos mínimos detalhes.

Em paralelo a programação de palestra e debates, ocorreram reuniões do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e do Enampcon, além da Assembleia Geral da Ampcon.

Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Tel: (91) 3321-0146
Facebook: @mpcpaoficial
Instagram: @mpcontaspa