Notícias


Guilherme Sperry será o novo procurador-geral de Contas do Estado do Pará - 10/02/2020

A solenidade de posse do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) foi confirmada para o dia 14 de fevereiro e acontecerá no Plenário Conselheiro Emílio Martins, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). Guilherme Sperry, procurador de contas, é que conduzirá o órgão a partir de 1º de março, com mandato de dois anos.  

Dentre os planos para a sua gestão como procurador-geral estão o aprimoramento da contribuição do órgão com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), em relação à cobrança dos débitos e das multas oriundas dos processos do TCE-PA. Ele também quer dar ênfase à informatização do MPC-PA, com o desenvolvimento de novos sistemas. 
Outro aspecto importante da sua gestão deve ser a nomeação e posse gradual dos aprovados nos dois concursos públicos realizados em 2019 e 2020, um para procurador de contas e o outro para servidores.

Sua carreira como membro do MPC-PA começou em outubro de 2013, após aprovação em concurso público, à época empossado como subprocurador. Em fevereiro de 2016, Sperry foi promovido a procurador de contas. Antes disso, em 2015, integrou lista tríplice ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), na vaga do Ministério Público de Contas, cargo atualmente ocupado pela Conselheira Rosa Egídia.  

Além da análise de processos relativos às contas públicas, desde a sua chegada, dentre pareceres, recomendações e representações, o procurador veio contribuindo com as administrações anteriores, tendo atuado na presidência das duas comissões – formadas por membros e servidores do órgão – que foram responsáveis pela formatação e regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do MPC-PA, durante os anos de 2016 e de 2018.

Ele também presidiu a comissão de concurso, órgão auxiliar temporário, que gestou, em 2018, e conduziu, em 2019 e 2020, dois certames, um para procurador de contas, e o outro para servidores, que se encontram finalizados e com os seus resultados homologados. 
 
Sperry também já esteve à frente da Corregedoria-Geral ao final de 2017 e início de 2018, para o término do mandato do biênio 2016-2018, bem como da Ouvidoria/MPC-PA, órgão auxiliar ministerial que iniciou suas atividades em 2019. 

Como primeiro Ouvidor, lançou a Carta de Serviços ao Cidadão e estabeleceu um planejamento alinhado ao Plano Estratégico do órgão (2019-2024), estruturando a unidade para receber, e bem atender, as demandas da sociedade. 

Em 2019, de um total de 216 demandas, o prazo médio de resposta foi de 4,5 dias, muito abaixo do limite legal estabelecido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que é de até 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, desde que justificado. 

A nomeação do novo procurador-geral do MPC-PA pelo Governador do Estado Helder Barbalho foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 20 de dezembro de 2019. 

Conheça Guilherme Sperry

Nascido no dia 30 de setembro de 1975, na cidade de Florianópolis (SC), Guilherme da Costa Sperry é Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali e pós-graduado pela Escola do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Especialista em Auditoria pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciou sua trajetória profissional como auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), onde trabalhou por aproximadamente dez anos e seis meses.

No TCE-SC exerceu vários cargos e funções: foi titular da Coordenadoria de Consultas, Consultor-Geral em substituição, além de Instrutor e palestrante do Instituto de Contas (ICON). Representou o Tribunal e integrou a equipe técnica da CPI da Casan – promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) entre os anos de 2003 e 2004. Participou como coautor e organizador de publicações desse tribunal.

Sperry também foi auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), por quatro anos e quatro meses. Nesse período, atuou como diretor interino e em substituição na Secretaria de Comunicação (Secom) do TCU, e foi titular de função de assessoria na Secom/TCU.

No dia 11 de outubro de 2013, após aprovação em concurso público e prova de títulos, foi empossado como subprocurador do Ministério Público de Contas do Estado do Pará e promovido a procurador de contas em 11 de fevereiro de 2016, por meio da portaria n° 023/2016 nos termos da resolução n° 01/2016, do Conselho Superior do MPC-PA.

Até se tornar membro do Ministério Público de Contas, Sperry advogou e esteve inscrito na OAB-SC por quase 15 anos. Ele também é jornalista com registro na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE).

Serviço

Solenidade de Posse do novo procurador-geral de contas do Estado do Pará

Quando? 

14 de fevereiro

Onde? 

Plenário Conselheiro Emílio Martins, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) – Travessa Quintino Bocaiuva, 1585 – Nazaré 

Horário: 10h

Mais informações

Ascom/MPC-PA: Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Facebook: @mpcpaoficial
Instagram: @mpcontaspa