Notícias


Palestra online discute o tema “A importância dos cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia” - 30/09/2020

Com o slogan “É preciso agir”, a campanha “Setembro Amarelo” volta suas atenções aos quadros de ansiedade e depressão agravados pelas limitações impostas para combater a Covid-19. Por isso, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) apresentou na terça-feira, 29, a palestra online “A importância dos cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia”, com a psicóloga Tatiana Martins.

Com o objetivo de chamar a atenção sobre a conscientização dos cuidados com a saúde mental, a psicóloga procurou demonstrar a importância de divulgar informações sobre depressão, ansiedade e ideias suicidas, além de indicar medidas que podem contribuir para amenizar sintomas. “Não ignorar os primeiros sintomas e buscar ajuda profissional é um dos principais passos para a melhora em um quadro de adoecimento psicoemocional”, alertou.

Tatiana Martins também comentou sobre o atual contexto causado pela Covid-19 e a busca pelo reequilíbrio na vida pessoal e profissional. “Manter uma rotina, que além de obrigações inclua atividades prazerosas como a prática de exercícios físicos ou que envolvam trabalho com respiração diafragmática, por exemplo, ajudam a trazer de volta sensações de bem-estar”.

A psicóloga lembra que o apoio à campanha Setembro Amarelo é “uma iniciativa excelente, principalmente se considerarmos que o contexto de pandemia e isolamento social são propícios para o desenvolvimento e agravamento de quadros depressivos. Quanto mais espaços como esse para repassar informações corretas, mais conhecimento adequado será divulgado”, destacou.

Saiba Mais

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.


Serviço
Ascom/MPC-PA: Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Redes sociais digitais: @mpcpaoficial/ @mpcontaspa