Notícias
MPC-PA participa da posse dos novos dirigentes do TCE-PA - 29/01/2021
Conselheira Lourdes Lima foi conduzida à Presidência para mandato no biênio 2021-2023
O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Guilherme da Costa Sperry, participou na manhã desta sexta-feira, 29, da posse dos novos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) para o biênio 2021-2023, no Plenário Conselheiro Emílio Martins.
Eleita por unanimidade em dezembro do ano passado, Maria de Lourdes Lima de Oliveira irá exercer a presidência da Corte de Contas pelos próximos dois anos, sucedendo Odilon Inácio Teixeira. Também foram empossados a nova vice-presidente, Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, e o novo corregedor, Fernando de Castro Ribeiro.
Em seu pronunciamento, Sperry lembrou dos desafios apresentados pela pandemia da Covid-19 à atividade de controle externo, enfrentados, tanto pelo MPC-PA, quanto pelo TCE-PA, por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Para ele, a operacionalização do processo eletrônico do Tribunal foi o grande legado da gestão do ex-presidente Odilon Teixeira para a sociedade. Sperry parabenizou o esforço para colocar em funcionamento esse sistema complexo, que veio sendo construído pelas gestões anteriores – presidência dos conselheiros Nelson Chaves; Lourdes Lima; Cipriano Sabino; Luis Cunha; e André Dias – e agradeceu a todos os profissionais da Tecnologia da Informação, que fizeram e que fazem o constante desenvolvimento desses sistemas.
Sperry também saudou os empossados, ressaltando a capacidade nata de liderança da nova presidente do tribunal. “Tenho certeza, conselheira Lourdes Lima, que sua gestão será tão exitosa e grandiosa quanto os desafios a serem superados pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará diante desse cenário de pandemia”, afirmou.
O procurador-geral de contas parabenizou a nova vice-presidente, Rosa Egídia. “Na condição de vice-gestora, passarás a vivenciar mais de perto os problemas e limitações pelas quais passam os administradores públicos”, disse Sperry, que complementou: “o exercício da ordenação de despesas e da gestão pública nos torna mais justos, mais conectados com a realidade e com as dificuldades pelas quais passam os administradores públicos”.
Ao saudar o novo corregedor, Fernando Ribeiro, Sperry relembrou o que havia dito quando da posse do Conselheiro: “uma pessoa preparada e discreta, portanto predicados essenciais para quem irá exercer essa importantíssima atribuição”, concluiu.
Devido às restrições impostas pela pandemia, a cerimônia de posse foi realizada pela primeira vez de forma híbrida, com uma parte dos convidados presente no plenário e outra acompanhado o evento pela internet. Além dos conselheiros do tribunal e do procurador-geral de contas, a solenidade contou com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.
Antes de passar a presidência para a conselheira Lourdes Lima, o conselheiro Odilon Teixeira fez um balanço de sua gestão, citando os principais resultados alcançados e o apoio que recebeu dos seus pares e dos servidores do órgão. Também agradeceu ao Parquet de Contas pela parceria e cooperação mútua existente entre ambas as instituições.
Em seu discurso de posse, Lourdes Lima agradeceu aos seus familiares, aos conselheiros e conselheiros-substitutos do TCE-PA, ao procurador-geral de contas, aos demais membros do MPC-PA, que participaram do evento de forma remota, aos servidores de ambos os órgãos, ao governador do Estado e a todos que prestigiaram a cerimônia pelos canais virtuais.
A conselheira também parabenizou Odilon Teixeira, destacando as conquistas de sua gestão, à qual pretende dar continuidade. "Nosso foco será sempre prosseguir com a boa governança institucional no Tribunal de Contas do Estado do Pará, capaz de direcionar, avaliar e monitorar a gestão de nossas políticas e serviços, impulsionada por uma atuação feita por pessoas, fundamentada em ações modernas e humanizadas, bem como por uma tecnologia da informação atenta aos avanços da área”, disse.
O chefe do Executivo encerrou a sessão desejando sucesso aos novos dirigentes e agradecendo aos que concluíram seu ciclo na gestão. Também destacou a maneira cooperativa com que os órgãos de controle atuaram nos últimos dois anos junto ao Governo do Estado e demais jurisdicionados, especialmente neste momento de pandemia, e concluiu seu discurso fazendo um breve balanço de sua gestão.
SERVIÇO
Ascom/MPC-PA
Daniela de Oliveira Danieli
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascom@mpc.pa.gov.br
Fotos: Rodrigo Lima/Ascom-TCE-PA