Notícias
Diálogos com o MPC-PA: evento online debate a importância do Saneamento Básico para sociedade - 20/10/2021
A segunda edição do evento online Diálogos com o MPC-PA, que tratou do tema “Sociedade e Saneamento Básico”, teve como objetivo o debate sobre o aprimoramento e o trabalho pedagógico e colaborativo de instituições públicas com a sociedade em torno de políticas púbicas voltadas ao saneamento básico e, em paralelo à programação das palestras, uma homenagem ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Nelson Chaves.
O evento realizado pelo Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), por meio de sua Ouvidoria, na terça-feira, 19, com transmissão ao vivo pelo canal do órgão no YouTube, contou com a participação de 197 participantes, das 292 inscrições recebidas.
A abertura dos debates foi realizada pelo procurador de contas e ouvidor do MPC-PA, Patrick Bezerra Mesquita, mediador dos diálogos. Em sua apresentação, Mesquita ressaltou a importância do “saneamento básico como um direito fundamental, que está conectado com o direito à vida e o direito à saúde”.
O primeiro debatedor foi o procurador de contas e corregedor-geral do MPC-PA, Stephenson Oliveira Victer, que apresentou o tema “Controle Externo e o Saneamento Básico”, no qual destacou a importância da atuação do MPC-PA e do TCE-PA em relação à fiscalização e monitoramento da efetividade da política pública de saneamento básico, ou seja, a permanente aferição dos resultados e avanços alcançados pelos governos mediante a correta e eficaz utilização dos recursos públicos.
Nesse sentido, para Stephenson Victer, “o evento permite que mostremos à sociedade o funcionamento e a importância de nossos órgãos de controle externo na permanente busca pelo aperfeiçoamento da Administração Pública, especialmente em temas que afetam o cotidiano de todos, como é o caso do saneamento básico”, destacou.
Na segunda palestra, sobre o tema “Regionalização e Metas de Universalização do Saneamento”, apresentada pelo professor do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Direito e Desenvolvimento da Amazônia (PPGDDA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luiz Alberto Rocha, o destaque deu-se para as questões técnico-jurídicas trazidas pela Lei n° 14.026/2020, que atualizou o marco legal do saneamento.
Segundo Alberto Rocha, a proposta de regionalização trazida pela nova legislação “reorganiza a prestação regionalizada apostando todas as fichas no investimento privado, restando em nós a dúvida acerca da universalização do acesso à água em municípios deficitários e da zona rural”, explicou. Para o Professor, “é essencial a atuação dos órgãos de controle para verificar se as concessões estarão cumprindo adequadamente as metas de curto, médio e longo prazo”.
O último debate tratou do tema “O Saneamento e a Saúde Coletiva”, conduzido pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e homenageado do evento, Nelson Chaves, que lembrou a urgência de um planejamento articulado de políticas públicas voltadas à “ações conjuntas entre poder público e sociedade, para a execução e a manutenção de serviços públicos de saneamento básico de qualidade, pois sem o saneamento não há saúde”.
Homenagem
A segunda edição do Diálogos com o MPC-PA, além de seu cunho pedagógico e de incentivo ao controle social, foi, também, uma homenagem ao conselheiro do TCE-PA, Nelson Chaves, que no dia 17 de novembro completa a idade limite para permanência no serviço público.
Por isso, por sua brilhante trajetória profissional e contribuição com o controle externo paraense, foi apresentado um vídeo com depoimentos dos procuradores do MPC-PA, retratando parte da história de Nelson Chaves com a instituição.
Acesse o canal do MPC-PA no YouTube para assistir o evento
Serviço
Ascom/MPC-PA
Rosana Magno
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascommpc@gmail.com
Redes sociais digitais: @mpcontaspa/@mpcpaoficial