Notícias


Procurador-Geral do MP de Contas do Pará, Patrick Mesquita, recebe medalha alusiva aos 131 anos do Ministério Público do Estado do Pará - 01/11/2022

“Tenho consciência de que, para além da honra pessoal, ser agraciado pelos 131 do MPE significa, na verdade, o zelo, o denodo e a parceria que este centenário órgão ministerial tem em relação ao Ministério Público de Contas do Estado do Pará, cuja história de mais de 60 anos por muitas vezes se entrecruzou com a do Ministério Público do Estado, irmanados que estamos no exercício de procuradores da sociedade que somos”. Foi assim que o procurador-geral do MPC-PA, Patrick Bezerra Mesquita, definiu a importância de receber a medalha alusiva aos 131 anos do Ministério Público do Estado do Pará.

A cerimônia de outorga da medalha aconteceu na sexta-feira, 28, na sede do MPPA, com a presença da procuradora de contas do MPC-PA, Danielle Costa, e da vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), conselheira Rosa Egídia.

Em sua saudação ao agraciado, o procurador-geral de justiça, César Mattar Jr., destacou o trabalho de Patrick Mesquita à frente do MP de Contas do Pará, bem como o trabalho integrado entre as duas instituições.

“A entrega da medalha é um reconhecimento do seu trabalho e da importância do Ministério Público de Contas. A integração entre o MP de Contas e o Ministério Público do Estado proporciona ganhos à sociedade. Deixo aqui o nosso abraço a todos aqueles que compõem a instituição irmã, para que essa unidade continue e se fortaleça”, frisou.

Em sua manifestação, Patrick Mesquita lembrou do Dia do Servidor Público e referiu-se à sua mãe como inspiração no serviço público.

“Receber essa homenagem justamente no dia do servidor público é causa de especial alegria. Devotei minha vida ao serviço público desde os 19 anos. De lá para cá, o que pude perceber da maioria dos que comigo trabalharam foi exatamente um profundo senso ético, e vontade de contribuir com uma sociedade mais humana e justa. Impossível não rememorar a trajetória de minha mãe, que hoje, como diretora e professora de escolas públicas e tendo quase 70 anos, mantém ritmo de trabalho em 3 turnos ao dia, tudo isso para entregar o sagrado serviço público de educação. Ela me inspira”, lembrou.

Outro ponto destacado em seu discurso, foi a união entre os órgãos ministeriais para a manutenção democracia.

Segundo Patrick Mesquita, “a função de todos os Ministérios Públicos, em seus mais diversos ramos, é servir à sociedade, fornecendo-lhe os serviços jurídicos necessários para a defesa do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Dessa forma, o que a sociedade paraense recebe de legado desses 131 anos de empenho do Ministério Público do Estado é exatamente o posicionamento firme e corajoso dos promotores, das promotoras, dos procuradores e das procuradoras de justiça em favor do cumprimento das leis e, sobretudo, da Constituição”, concluiu.

Participaram da cerimônia, a subprocuradora-geral de justiça para a Área Técnico-Administrativa, Ubiragilda Pimentel, o corregedor-geral, Manoel Santino Nascimento Junior, o ouvidor-geral, Adélio Mendes dos Santos, o procurador de justiça, Raimundo de Mendonça, as promotoras de justiça e coordenadoras de Centros de Apoio Operacional (CAO CPC), Ângela Balieiro, Daniela Moura (CAO TEC), e Albely Lobato (CAO Ambiental), o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Alexandre Tourinho, a diretora Social e de Relações Públicas da Ampep, Sabrina Kalume, e as promotoras de justiça, Magdalena Torres e Mônica Melo e Alessandra Clós.

Serviço
Decom | MPC-PA: Seção de Jornalismo e Publicidade (SJP)
Tel: (91) 3321-0146
E-mail: ascommpcpa@gmail.com | ascom@mpc.pa.gov.br
Redes sociais: @mpcontaspa | @mpcpaoficial |
Youtube: MPCPA