Espaço Cultural Conselheira Eva Andersen Pinheiro


Sujeitos ao tempo, que estende sobre todas as coisas o espesso manto do esquecimento, encontraram os seres humanos certas formas ou meios de colocar pessoas, obras fatos e circunstâncias ao abrigo desse efeito. Tais meios verdadeiros resumos de memória, são, por exemplo, os museu os monumentos, as galerias, os espaços, enfim, os locais destinados a preservar os elementos históricos das instituições e resguardar o pensamento e as criações humanas.

Outro não é o objetivo do Salão Nobre deste Órgão destacamos que nele colocamos fotografias, retratos e reproduções que mostram os diversos momentos deste Ministério Público, desde a fase inicial que pode ser denominada "fase do Museu", até a atual a fase da Sede Própria", inclusive com reprodução de documentos legais de decisiva importância para a presente configuração institucional do Órgão.

Ao mesmo tempo disponibilizamos à sociedade o Espaço Cultural Conselheira Eva Andersen Pinheiro, destinado a exposições de arte, palestras e encontros culturais de naturezas diversas. Ao darmos a este Espaço o nome da Dra. Eva, o que, aliás, decorreu de decisão unânime dos Procuradores, levamos em conta não apenas o brilhantismo da Conselheira e a competência da Presidente, mas sobretudo a amizade permanente e sólida que a homenageada sempre demonstrou a este Órgão e seus titulares.